segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O blog voltou!


Após um período de hibernação do nosso blog, provocado pela visão antiquada de profissionais desqualificados em cargos de chefia na educação, e que só criavam dificuldades e nunca incentivaram ou deram valor a esse trabalho, mas  também ao laboratório de informática sucateado da escola estadual,  tida como modelo, em que eu atuava anteriormente; finalmente conquistei condições dignas de trabalho ao ser nomeado como professor de Filosofia no IFES, o que me fez retomar esse projeto.  



Infelizmente o problema que enfrentei continua para muitos de meus colegas e, devido aos milhões gastos com propagada na mídia, seguem desconhecidos para a maioria dos capixabas. A verdade é que na rede estatual de ensino, os professores sobrevivem em péssimas condições de trabalho impostas pelo governo, sobrecarregados de turmas com mais de 45 alunos, incontáveis diários, sem tempo suficiente para planejamento e  obrigados a uma jornada exaustiva de trabalho para ganhar o mínimo para pagar as contas e os impostos que alimentam os políticos desse país das maravilhas.

A história da Filosofia mostra que não há nada mais revolucionário do que gostar de estudar, de aprender e perceber o mundo de uma forma diferente, e foi exatamente isso me trouxe novo alento quando já pensava em desistir do magistério. Portanto o momento é de festa, mas a luta por dias melhores para todos continua.

O Governo sabe como fazer educação publica e de qualidade, nos exames internacionais é fácil constatar que o ensino médio dos Institutos Federais, está entre os melhores do mundo, e uma das causas principais disso é a valorização do professor. Estamos em um ano eleitoral, que cada um que me lê levante essa bandeira, converse com todos que conhece,  parem de votar nos mesmos candidatos, escolham gente nova, e exijam dos candidatos educação com qualidade para todos, nos estados e nos municípios. A relação é simples: qualidade = valorização do professor!

Nas próximas semanas postarei no blog as experiências de Filosofia que estaremos construindo junto com os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Itapina.  No primeiro ano investigaremos Lógica, no segundo Ética e no terceiro Política.

Até lá.

Arlindo Picoli

Nenhum comentário: